Dores Orofaciais.

As dores orofaciais decorrem de doenças ou anormalidades que afetam a boca, dentes e maxilares e manifestam-se na face, no crânio e/ou pescoço. Uma ampla variedade de causas e de dores acometem o segmento facial, as mas frequentes são as odontalgias (dor no dente), seguido das disfunções temporomandibulares, que afetam as articulações temporomandibulares (ATM) e/ou os músculos da mastigação, que se constituem na principal causa de dor aguda e crônica da face, cefaleias secundárias e algumas neuropáticas.

Parafunção e ATM

Hábitos parafuncionais são aqueles fora da função do sistema. Podemos citar:
-Apertar os dentes
-Ranger os dentes
-Morder canetas
-Roer unhas
-Apoiar a mão no queixo
-Mascar chicletes
-Dormir com a mão por baixo do rosto
-Entre outros



Disfunção Temporomandibular (ATM)

As articulações temporomandibulares (ATM) conectam o maxilar inferior (mandíbula) ao crânio dos dois lados. Estas articulações, quando saudáveis, permitem a mandíbula mover-se suavemente durante a mastigação, a fala e a deglutição. Elas agem como “dobradiças”, permitindo à mandíbula toda gama de movimentos para mastigar ou falar. Quando algo obstrui ou traumatiza essas articulações impedem o funcionamento normal, isso é chamado de Disfunção da ATM. Aproximadamente 20% sofrem de Disfunção da ATM e 80% dos músculos da mastigação, podendo necessitar de tratamento.


Importância do Tratamento Precoce

Desordens da ATM podem ser progressivas. Um pequeno problema hoje pode se tornar a origem de uma dor futuramente. Quanto mais precocemente se tratar de uma desordem funcional, maior será a possibilidade de sucesso.

Modalidades de Tratamento

Após a obtenção do diagnóstico da desordem da ATM (desordem temporomandibular), o dentista poderá planejar o tratamento a ser executado. A fase inicial do tratamento compreenderá sempre a eliminação dos sintomas dolorosos. Seguinte a fase inicial, o tratamento passa a ser denominado “Fase I”, compreendendo resumidamente:
-Placa Interoclusal: estabilizadora ou reposicionadora ou resiliente ou rígida
-TENS – estimulação elétrica neural transcutânea
-Ultrassom
-Exercícios musculares e articulares (cinésio terapia)
-Termo terapia
-Laser
-Manipulação mandibular e outros
-Agulhamentos secos e anestésicos
-Toxina Butolínica tipo A e tipo B


Placa Reposicionadora


Placa Interoclusal Inferior


Placa Interoclusal Superior

Fase II:
-Manter o uso da placa
-Manter a oclusão
-Ajuste da oclusão por acréscimo ou desgaste
-Ortodontia
-Dentística
-Prótese convencional
-Prótese sobre implante